domingo, 1 de setembro de 2013

Paineira - Ceiba speciosa

A paineira é uma árvore nativa dos estados de MG, RJ, GO, SP, MS e PR. Tem o tronco cilíndrico e com espinhos. Atinge até 30 metros de altura e é dotada de ampla copa. Suas flores são grandes e muito vistosas. Sua madeira é leve e de baixa durabilidade. É muito ornamental e exuberante, principalmente quando florida. É ótima para plantio misto em áreas degradadas e de preservação permanente. É muito utilizada também em áreas urbanas.
As flores surgem à partir de meados de dezembro, prolongando-se até abril. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de agosto e setembro, com a árvore totalmente despida da folhagem.
Os frutos da paineira são grandes e verdes e explodem quando maduros, deixando as sementes envoltas em painas, que são levadas pelo vento. A paina é muito utilizada como enchimento de travesseiros, estofados e bichos de pelúcia.

Ficha técnica
Altura: 15-30 metros
Cultivo: colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros semi-sombreados. Manter boa irrigação diariamente. A emergência é muito rápida, entre 5-8 dias e a taxa de germinação superior a 80%. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido.

Fonte: livro Árvores Brasileiras vol.1. Autor: Harri Lorenzi.




Exemplar matriz de nossas mudas no sítio.

O tronco da paineira é volumoso e com a base alargada, o que lhe dá o nome popular de "barriguda". E possui espinhos, principalmente em exemplares mais jovens.

As sementes são presas às painas, que flutuam com o vento.

Temos várias mudas à venda em nosso viveiro. 
Mudas com um ano e aproximadamente 50 centímetros.

Mudas com 2 anos e 1,50 metro de altura.

Interessados favor entrar em contato: vilarealpalmeiras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário