A quaresmeira é característica da floresta pluvial atlântica, nativa da BA, RJ, SP e MG. É uma planta perenifólia. Seu porte é de pequeno a médio, mas de crescimento rápido. Sua copa verde escuro destaca-se pela beleza da floração, com as flores roxeadas.
Pela beleza e porte não pode faltar em qualquer projeto de paisagismo, inclusive é amplamente cultivada na arborização urbana. É também indicada para composição de reflorestamentos mistos destinado à áreas de preservação. Floresce geralmente duas vezes ao ano, em junho-agosto e dezembro-março, sendo entretanto nesta última época mais abundante.
Ficha técnica
Altura: 8-12 metros
Tronco: 30-40 cm de diâmetro
Cultivo: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea e liberação das semente. Cortar todo o ramo contendo frutos e levar tudo ao sol sobre uma lona plástica, em seguida bater com vara após algumas horas de sol, separando-se as sementes
Produção de mudas: colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiros sombreados, contendo substrato orgânico. A emergência ocorre em poucas semanas com taxa de germinação geralmente baixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário