domingo, 25 de agosto de 2013

Palmeira de saia da Califórnia - Washingtonia filifera

Popularmente chamada Palmeira-de-saiapalmeira-de-saia-da-califórniapalmeira-da-califórnia ou washingtonia-de-saia, é uma espécie arbórea da família das Arecaceae. Juntamente com a Phoenix canariensis e a Phoenix dactylifera, é uma das principais espécies de palmeira utilizadas para jardinagem em climas mediterrâneos.
Tem sua origem nas áreas subdesérticas da Califórnia. Em boas condições para seu crescimento, pode atingir até 23 metros de altura (algumas inclusive chegam a 30 metros). As condições ideais são os verões quentes, mas no inverno tem uma relativa resistência ao frio, já que pode suportar geadas de curta duração de até 10 graus negativos.
Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. A adubação anual, no período de crescimento estimula o desenvolvimento da planta. Pode ser transplantada com sucesso. Tolera a sombra parcial durante o dia, a salinidade do solo e o frio subtropical. Multiplica-se por sementes.
Ficha Técnica
Altura: 18 metros quando silvestre. Cresce menos quando se cultiva.

Largura:
Até 4,5-5,4 metros em palmeiras maduras.
Cultivo:
Esta palmeira de crescimento moderado a rápido necessita de um solo fértil bem drenado e capaz de reter a umidade e deve estar a pleno sol em um clima quente. Uma vez estabelecida pode sobreviver em um solo relativamente seco. Os nativos americanos utilizavam as folhas para fabricar cabanas e cestas.
Propagação:
Plante uma semelha fresca que germinará com muita rapidez,normalmente em até 30 dias.
Lugar de origem:
Califórnia e Arizona, noroeste do México.

Exemplares ao fundo, Hotel Grand Floridian, na Disney






Exemplares ao fundo, Sea World, Orlando, utilizando a espécie no paisagismo

Exemplares na entrada do Universal Studios, Orlando


Exemplar da palmeira utilizada em vaso nos interiores, desde que haja boa iluminação, Shopping The Mall at Millenia, Orlando

Exemplar solitário no Hotel The Palace, África do Sul


Exemplares agrupados no Hotel The Palace, África do Sul

Exemplares na entrada do Hotel The Table Bay como plano principal, Cidade do Cabo, África do Sul


Exemplar sem poda de folhas mortas formando a saia que sugere o seu nome popular, Parque das Nações, Lisboa




Produção e comercialização de exemplares adultos em Portugal


Em nosso sítio, exemplares utilizados no paisagismo

Estágio inicial de produção de mudas


Temos disponíveis belas mudas em potes de 50 litros, interessados podem entrar em contato pelo email: vilarealpalmeiras@gmail.com




3 comentários:

  1. Acho que o nome científico e a identificação dessa espécie estão errados. Nas fotos são mostradas a espécie Washingtonia robusta. A W. filifera, que tem tronco mais grosso e crescimento lento, e altura mais baixa. São relativamente diferentes uma da outra.

    ResponderExcluir