Sua folhagem é muito elegante. Adequada para o plantio em parques e jardins espaçosos, tanto isoladamente, como em grupos, fileiras ou aleias.
E de difícil transplante quando adulta.
Tem sido cultivada para produção comercial de palmito no sul e sudeste do Brasil.
Cultivada a pleno sol. É uma palmeira tropical de rápido crescimento e adaptada à regiões subtropicais.
Espécie comumente cultivada e comercializada com o nome de Archontophoenix cunninghamiana, da qual se distingue pelo tronco mais fino, maior altura e pelas folhas menores. Híbridos com esta espécie são comuns. Nos últimos anos vem sendo cultivada no Sul para produção de palmito.
Ficha técnica
Altura:
De 18 a 25 metros quando é selvagem, mas atinge 6-9 metros, quando cultivada.
Largura:
A copa da palmeira mais velhas alcançam até 6 metros
Cultivo:
É considerada a palmeira de mais rápido crescimento. É melhor cultivá-la em solo fértil capaz de reter a umidade. Caso contrário, as folhas podem se danificar durante o período de seca. Pode suportar temperaturas alguns graus abaixo de zero mas podem ser gravemente danificadas se a estas condições forem adicionadas água congelada ao redor das raízes. Preferem temperaturas elevadas, boa luminosidade e umidade relativamente elevada.
Propagação:
Semeie uma semente fresca que germinará entre 1 e 2 meses
Lugar de origem:
Principalmente no norte e na costa de Queensland, Austrália
Mudas cultivadas provenientes de sementes adquiridas de matrizes de Blumenau-SC e com aproximadamente 1m de altura.Interessados podem entrar em contato comigo pelo e-mail: vilarealpalmeiras@gmail.com.
Por gentileza, pode me responder se é possível extrair óleo da semente?
ResponderExcluirNÃO, a semente serve para replantio
Excluir