domingo, 25 de agosto de 2013

Palmeira de saia da Califórnia - Washingtonia filifera

Popularmente chamada Palmeira-de-saiapalmeira-de-saia-da-califórniapalmeira-da-califórnia ou washingtonia-de-saia, é uma espécie arbórea da família das Arecaceae. Juntamente com a Phoenix canariensis e a Phoenix dactylifera, é uma das principais espécies de palmeira utilizadas para jardinagem em climas mediterrâneos.
Tem sua origem nas áreas subdesérticas da Califórnia. Em boas condições para seu crescimento, pode atingir até 23 metros de altura (algumas inclusive chegam a 30 metros). As condições ideais são os verões quentes, mas no inverno tem uma relativa resistência ao frio, já que pode suportar geadas de curta duração de até 10 graus negativos.
Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. A adubação anual, no período de crescimento estimula o desenvolvimento da planta. Pode ser transplantada com sucesso. Tolera a sombra parcial durante o dia, a salinidade do solo e o frio subtropical. Multiplica-se por sementes.
Ficha Técnica
Altura: 18 metros quando silvestre. Cresce menos quando se cultiva.

Largura:
Até 4,5-5,4 metros em palmeiras maduras.
Cultivo:
Esta palmeira de crescimento moderado a rápido necessita de um solo fértil bem drenado e capaz de reter a umidade e deve estar a pleno sol em um clima quente. Uma vez estabelecida pode sobreviver em um solo relativamente seco. Os nativos americanos utilizavam as folhas para fabricar cabanas e cestas.
Propagação:
Plante uma semelha fresca que germinará com muita rapidez,normalmente em até 30 dias.
Lugar de origem:
Califórnia e Arizona, noroeste do México.

Exemplares ao fundo, Hotel Grand Floridian, na Disney






Exemplares ao fundo, Sea World, Orlando, utilizando a espécie no paisagismo

Exemplares na entrada do Universal Studios, Orlando


Exemplar da palmeira utilizada em vaso nos interiores, desde que haja boa iluminação, Shopping The Mall at Millenia, Orlando

Exemplar solitário no Hotel The Palace, África do Sul


Exemplares agrupados no Hotel The Palace, África do Sul

Exemplares na entrada do Hotel The Table Bay como plano principal, Cidade do Cabo, África do Sul


Exemplar sem poda de folhas mortas formando a saia que sugere o seu nome popular, Parque das Nações, Lisboa




Produção e comercialização de exemplares adultos em Portugal


Em nosso sítio, exemplares utilizados no paisagismo

Estágio inicial de produção de mudas


Temos disponíveis belas mudas em potes de 50 litros, interessados podem entrar em contato pelo email: vilarealpalmeiras@gmail.com




domingo, 18 de agosto de 2013

Tamareira das Canárias - Phoenix canariensis

A palmeira-das-canárias cresce até aos 21 m de altura quando é silvestre, com um tronco dotado de grande robustez e flexibilidade que atinge de 70 a 90 cm de diâmetro.
As folhas são largas frondes pinadas, atingindo até 6 m de comprimento, com de 80 a 100 folíolos em cada lado da ráquis central.
O fruto é uma drupa oval com 2 cm de comprido e 1 cm de diâmetro, que quando maduro é de cor amarela a laranja vivo. A polpa do fruto é comestível, embora demasiado fina e pouco açucarada para constituir um fruto interessante para consumo humano. Cada fruto contém uma única semente envolta por um tegumento lenhificado.
A palmeira-das-canárias é abundantemente usada como planta ornamental nas regiões temperadas de toda a Terra tendo como limite as zonas onde a temperatura mínima não desça abaixo de −10 °C.
É uma planta extremamente resistente ao vento, balançando fortemente sem partir devido à flexibilidade do seu tronco. Resiste bem à salinidade do ar e da chuva, pelo que pode ser utilizada em zonas ventosas da beira-mar.
Na Ilha de La Gomera (Espanha), os nativos fazem extração de mel da parte mais superficial do tronco desta palmeira, de forma semelhante àquela que os seringueiros fazem para extrair látex da seiva das seringueiras.

Ficha Técnica
Altura:
De 15 a 21 metros quando é selvagem, mas cresce menos quando se cultiva:habitualmente uns 10,5-12 metros de altura.
Largura:
Até 7,5-12 metros em palmeiras maduras,normalmente menos.
Cultivo:
Esta palmeira de crescimento moderado a rápido necessita de um solo fértil bem drenado e capaz de reter a umidade e deve estar a pleno sol em um clima quente.Uma vez estabelecida pode sobreviver em um solo relativamente seco.Também suporta alguns graus  de geada.
Propagação:
Germinação entre 4-12 semanas
Lugar de origem:
Ilhas Canárias

Exemplar da Tamareira das Canárias na Cidade do Cabo, Africa do Sul.

Exemplares de Tamareira das Canárias em Sun City, Hotel The Palace, Africa do Sul.

Exemplar Juvenil em Lisboa, proximidades Oceanário no Parque das Nações.

Lisboa, próximo à Torre de Belém.

Exemplar em Óbidos, Portugal.

Exemplar em Cáceres, Espanha.

Cáceres, Espanha.

Exemplares em Punta del Este.

Curva de crescimento aproximado da Canariense a partir de 2m até os 12m.

Abaixo, algumas mudas disponíveis em nosso sítio, provenientes de sementes adquiridas de matrizes de Blumenau-SC em pote de 50L. 






Interessados podem entrar em contato comigo pelo e-mail: vilarealpalmeiras@gmail.com.

sábado, 17 de agosto de 2013

Palmeira Real Australiana - Archontophoenix alexandrae

Sua folhagem é muito elegante.  Adequada para o plantio em parques e jardins espaçosos, tanto isoladamente, como em grupos, fileiras ou aleias.
E de difícil transplante quando adulta.
Tem sido cultivada para produção comercial de palmito no sul e sudeste do Brasil.
Cultivada a pleno sol.  É uma palmeira tropical de rápido crescimento e adaptada à regiões subtropicais. 
Espécie comumente cultivada e comercializada com o nome de Archontophoenix cunninghamiana, da qual se distingue pelo tronco mais fino, maior altura e pelas folhas menores. Híbridos com esta espécie são comuns. Nos últimos anos vem sendo cultivada no Sul para produção de palmito.

Ficha técnica

Altura:
De 18 a 25 metros quando é selvagem, mas atinge 6-9 metros, quando cultivada.

Largura:
A copa da palmeira mais velhas alcançam até 6 metros

Cultivo:
É considerada a palmeira de mais rápido crescimento. É melhor cultivá-la em solo fértil capaz de reter a umidade. Caso contrário, as folhas podem se danificar durante o período de seca. Pode suportar temperaturas alguns graus abaixo de zero mas podem ser gravemente danificadas se a estas condições forem adicionadas água congelada ao redor das raízes. Preferem temperaturas elevadas, boa luminosidade e umidade relativamente elevada.

Propagação:
Semeie uma semente fresca que germinará entre 1 e 2 meses

Lugar de origem:
Principalmente no norte e na costa de Queensland, Austrália






 

Mudas cultivadas provenientes de sementes adquiridas de matrizes de Blumenau-SC e com aproximadamente 1m de altura.Interessados podem entrar em contato comigo pelo e-mail: vilarealpalmeiras@gmail.com.



Sobre o Blog Vila Real Palmeiras

Blog destinado a divulgação das mais diversas espécies de palmeiras e árvores de várias regiões do Brasil e do mundo. Através deste blog buscamos trocar informações sobre cultivo, aquisição de sementes e mudas, cuidados gerais, dicas de germinação de sementes e dicas gerais de paisagismo utilizando várias espécies nos mais variados locais.Sejam bem vindos ao Blog!